SENAC Escola Técnica e CriativaSalvador - BA2023
A organização espacial do edifício partiu de uma divisão linear perpendicular à via entre espaços servidos e servidores, conformando assim uma lateral que concentra os programas auxiliares aos demais ambientes, como as circulações verticais e as instalações sanitárias. Na interface entre os espaços servidos e servidores, projeta-se um eixo conector e articulador que chamamos de "rua interna", atravessando longitudinal todo o edifício.

A espacialidade interna da escola técnica e criativaé enriquecida a partir de um jogo de vazios que se espalham entre os volumes de programa e a  fachada do edifício, tornando-o dinâmico e fluido e estimulando a criatividade, o diálogo e a colaboração dos usuários.

O Edifícioé verticalmente dividido em 5 níveis com uma altura total de 20 metros acima do nível da rua. Foi assegurado que a área total da edificação esteja de conformidade com o coeficiente de aproveitamento básico do lote, evitando a necessidade adquirir potencial construtivo adicional. O programa do edifício foi organizado de forma a criar um gradiente vertical, indo desde espaços mais abertos e permeáveis até ambientes mais restritos e controlados. Os pavimentos térreo e mezanino acomodam os programas voltados para o público em geral, enquanto os outros 3 pavimentos abrigam os programas destinados à educação.









Concurso Público Nacional de Arquitetura


equipe:

Arq. André Bihuna, Arqª Mariana Gusmão, Engª José Carlos e Engº Cladilson Nardino