Edifício AmazonasCuritiba - PR2025
Uma intervenção que se integra de maneira fluída à dinâmica urbana contemporânea, considerando a localização estratégica do terreno no bairro Água Verde, em Curitiba, é a premissa fundamental desta proposta. O projeto resulta de uma leitura sensível da vida contemporânea, traduzida em espaços que promovem o convívio, a flexibilidade e o bem-estar.

O lote, com sua forma de paralelogramo, apresenta uma configuração singular. A porção norte do terreno configura a esquina entre a Rua Amazonas e a Rua Mato Grosso, enquanto a divisa sudeste faz fronteira com o lote vizinho. Para acomodar todo o programa estabelecido, a volumetria foi dividida em duas torres, e organizada em 12 pavimentos: subsolo, térreo, mezanino, 6 pavimentos-tipo, 1 pavimento duplex inferior, 1 pavimento ático/duplex superior e 1 pavimento técnico.

A Torre A, implantada paralelamenteà Rua Amazonas, na região central do terreno, mais próximo a via e recuada em relação à divisa sudeste, cria um espaço de respiro com atividades comuns. Já a Torre B, implantada paralelamente à Rua Mato Grosso, próxima à divisa sudoeste, garante uma maior privacidade às unidades gardens sob ela, deixando toda a parte frontal do empreendimento para áreas comuns e de acesso. A relação angular entre as duas torres proporciona bias visuais para todas as unidades de apartamentos.











equipe:

Arqº André Bihuna, Arqª Mariana Gusmão e Arqº Tiago Pereira