Apartamento AA
Curitiba - PR
2022/2023

O apartamento ocupa todo o pavimento de um prédio construído em meados da década de 1980. Com uma área aproximada de 300 m², parcialmente reformado pelos moradores anteriores, a adaptação dos espaços seguiu a necessidade funcional dos novos moradores.

O hall de entrada é exclusivo do apartamento, permitindo adotar a mesma linguagem arquitetônica que permeia todo o projeto. Revestido por painéis brancos frisados e forro ripado com lâmina de madeira natural, o espaço apresenta um aparador destinado a abrigar objetos dos moradores e visitantes.

O acesso principal ao apartamento ocorre por uma porta pivotante de estrutura metálica e vidro translúcido. Os clientes desejavam que a experiência de adentrar à sala principal fosse impactante aos visitantes. A adega para 500 garrafas foi o ponto de partida, setorizando e distribuindo as circulações ao seu redor. Esse desafio de projeto resultou em um elemento central que comanda o fluxo ao seu redor, tornando-se o destaque da sala.

A área de estar foi readequada visando à ampliação e integração espacial, maximizando a iluminação natural das grandes janelas. Proporcionamos uma diversidade de áreas de permanência, desde o sofá em L para a reunião em torno da TV até uma acolhedora área de conversa.

O lavabo original passava a impressão de ser muito apertado e desproporcional ao apartamento. Portanto, ampliamos dentro das possibilidades estruturais e adotamos estratégias para causar sensação de amplitude e conforto aos visitantes.

A marcenaria foi estrategicamente projetada para oferecer apoio a cada ambiente. Móveis, como o da TV na sala principal de estar, estendem-se até o escritório, proporcionando uma conexão visual. O escritório, amplo e leve, permite o trabalho simultâneo de duas pessoas.

A sala de estar e a sala de jantar foram visualmente unificadas, separadas por um aparador suspenso que desafia a gravidade fixando-se ao pilar de concreto aparente. O forro é baixo nas áreas de circulação, por conta da infraestrutura de ar-condicionado, mas é ampliado nos espaços de permanência.

equipe:
Arq. André Bihuna e Arq.ª Mariana Gusmão

estagiários:
Leonardo Costa Monte e Maria Eugênia

execução e gerenciamento de obra:
Anteus Construtora

Área: 300m2

fotos: ©joaovitorsarturi

        
Curitiba, Brasil